Venda o problema que você resolve
2 de março de 2018
Qual é a economia do Futuro?
26 de março de 2018

Você é uma pessoa confiável?

“Há algo que é comum a qualquer indivíduo: relacionamento, equipe, família, organização, nação, economia e civilização no mundo todo – algo que, se faltar, destruirá o governo mais poderoso, o negócio mais bem-sucedido, a economia mais próspera, a liderança mais influente, a maior amizade, o caráter mais forte, o amor mais profundo. Por outro lado, se desenvolvido e estimulado, tem o potencial de criar sucesso e prosperidade sem precedentes em todas as dimensões da vida. No entanto, é a coisa menos entendida, mais negligenciada e mais subestimada de nossos tempos”.

É a CONFIANÇA.

Enquanto escândalos corporativos, ameaças terroristas, politicagem em empresas e relacionamentos abalados criaram desconfiança em quase todo lugar, afirmo que a capacidade de estabelecer, fazer crescer, estender e recuperar a confiança não é apenas vital para o nosso bem-estar pessoal e interpessoal; é a principal competência dos líderes na nova economia global.

Essas palavras foram tiradas do livro “A Velocidade da Confiança” de Stephen M. R. Covey, e nos remete a algumas reflexões: O que é Confiança? Como você se sente com relação a esse sentimento? Quão rapidamente você consegue que as coisas sejam feitas?

Segundo Edward Marshall, politico americano do século XIX, “A velocidade acontece quando as pessoas confiam verdadeiramente umas nas outras”.

Trazendo para o mundo dos negócios, vamos a um exemplo prático de um departamento comercial que precisa aumentar suas vendas e seu gerente resolve criar uma nova abordagem de venda. Tendo em vista que essa estratégia já foi testada inúmeras vezes, inclusive por outras organizações, ele decide implantá-la na esperança de que os vendedores entendam a necessidade e abracem a causa.

Mas aqueles que não confiavam no gerente não entenderam desse modo. Pensaram que ele estava tentando empurrar uma abordagem ‘agressiva’ contra o Cliente. Alguns até pensaram que ele estava sendo arrogante a ponto de duvidar de suas capacidades de vendedores. Muitos suspeitavam de seus verdadeiros motivos. A implantação travou.

Ou seja, suas ações foram tão mal interpretadas e seus motivos questionados seguidas vezes, mesmo tendo envolvido outras pessoas na tomada de decisões.
Por quê?

Para Covey, existe uma CRISE DE CONFIANÇA. Quando a Confiança decresce, a Velocidade também e os Custos aumentam. Por outro lado, quando a Confiança cresce, a Velocidade também sobe e os Custos diminuem.

Portanto, concluímos com o seguinte questionamento: Como podemos fazer para criar e manter uma credibilidade pessoal alta e construir relacionamentos de confiança?

Leiam o livro ‘A Velocidade da Confiança’ de Stephen M. R. Covey e descubram.

Ao final, vocês verão que valeu e muito a pena!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *